Seja bem vindo à Sementes Lannes

Novidades

10/11/2018

Gira Técnica do Flar inicia com visitação na Estação Experimental do Irga

A 11ª Gira Técnica de Agronomia do Fondo Latinoamericano para Arroz de Riego (Flar) começou na segunda-feira (5) e acontece até a próxima terça-feira (13). São 34 participantes, entre produtores, técnicos e pesquisadores do Flar de nove países (Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Uruguai), que visitarão lavouras de diversas regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Ao todo serão visitados 12 municípios: Agudo, Alegrete, Cachoeirinha, Candelária, Itaqui, Novo Cabrais, Porto Alegre, Restinga Seca, Santa Cruz, Santa Maria, São Borja e Uruguaiana.

A primeira visita foi na Estação Experimental do Arroz (EEA) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), localizada em Cachoeirinha. Pela manhã, o grupo pôde conhecer a história, funcionamento e os programas da autarquia, como o Projeto 10+ e o Soja 6.000. Durante a tarde, o engenheiro agrônomo do Irga Darci Uhry ministrou a palestra “Cultivos alternativos em solos arrozeiros – Soja”. Foram abordados temas como características de solos arrozeiros, benefícios da rotação com soja, dicas para escolha de cultivares, preparo de sementes, práticas de manejo, selamento superficial de solo e manejo de vegetação de cobertura. Uhry também falou sobre o experimento bioclimático do Irga com soja.

“As ações que apresentamos hoje visam maior estabilidade produtiva. O Irga espera incentivar a rotação de culturas e, com isso, promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental do sistema produtivo do arroz irrigado no Estado”, destaca Uhry.

 

 


Todas as notícias