Seja bem vindo à Sementes Lannes

Novidades

11/12/2018

Semana de chuvas fortes na fronteira com Uruguai

O Rio Grande do Sul vive um período seco. Desde 25 de novembro não chove pelo menos 10 milímetros, enquanto que nas demais áreas produtoras o último dia de chuva significativa aconteceu no dia 28 de novembro. Além disso, este início de dezembro mostra-se muito mais frio que o normal.

De acordo com mapas do CPTEC/INPE, os desvios das temperaturas mínima e máxima passam de -4°C. Em Bagé, por exemplo, o frio de 8,7°C registrado em 3 de dezembro não era visto desde 2011, quando no dia 2 de dezembro a mínima foi de 7,4°C. Além disso, nos primeiros nove dias de dezembro de 2018 em somente uma oportunidade, neste domingo (9), a temperatura máxima registrada passou a climatologia, que é de 28,7°C.

Apesar do início de mês com tempo seco e frio, o padrão meteorológico irá mudar. A começar pela temperatura, que permanecerá elevada, acima da média histórica, em todas as áreas produtoras. O calor será mais intenso nesta terça-feira (11) com máximas acima dos 35°C. Posteriormente, chama-se a atenção para o retorno da chuva com acumulado expressivo ao longo da fronteira com o Uruguai (mais de 100 milímetros). Posteriormente, a partir de 17 de dezembro, a chuva forte espalhará por todo o Rio Grande do Sul.

 


Todas as notícias